sexta-feira, 1 de maio de 2015

Resenha: O Apanhador no Campo de Centeio


Olá, aqui é a Livia! Faz um tempinho que não posto resenhas sobre livros, então resolvi fazer uma sobre um dos meus livros preferidos: O Apanhador no Campo de Centeio,de J. D. Salinger.♥

"Há coisas que deviam ficar do jeito que estão. A gente devia poder enfiá-las num daqueles mostruários enormes de vidro e deixá-las em paz." 

Li esse livro pela primeira vez em 2013, pedido nas aulas de português. Como alguns dos livros da escola, não tive tanto ânimo para começar a ler aquele livro amarelado que comprei no sebo. Mas uma hora tive que iniciar a leitura, e apesar dos espirros que dei por causa da alergia à poeira, me apaixonei por O Apanhador no Campo de Centeio!
O livro já começa informal, em uma conversa do leitor com o narrador-personagem Holden Caulfield. Esse adolescente de 16 anos reclama das primeiras frases até as últimas, entre gírias e palavrões, para contar seu trajeto do internato em que estudara e fora expulso, até a sua casa, o que dura em torno de dois dias perambulando e filosofando por Nova Iorque.
Holden, por meio de experiências vividas durante seu percurso que incluem bebida e até prostitutas, mostra como o mundo adulto é hipócrita. Um adjetivo usado muitas vezes na versão original do livro é "phony" (que significa "falso") e traduz a visão de Holden sobre os adolescentes e adultos, tornando-se uma marca do personagem e do livro de Salinger. Além disso, o jovem critica duramente outras atitudes que considera adultas, como a falta do senso crítico.

"As pessoas sempre batem palmas pelas coisas erradas."

Sempre se sentindo deslocado e utilizando metáforas para expressar essa ideia, Holden se sente um pato que deve migrar para outros lugares pois não consegue se adaptar a mudanças. O próprio título do livro também tem a ver com mudanças, mas diferentemente do que Holden se sente em relação à sociedade, ser "O Apanhador no Campo de Centeio" lhe traz uma imagem: ele próprio em um campo de centeio que possui um abismo e muitas crianças a sua volta. O trabalho do jovem é cuidar das crianças para que não caiam do penhasco. Esse abismo não passa de uma grande metáfora para expressar o mundo adulto, hipócrita e falso onde Holden quer impedir que as crianças cheguem.

"Tenho que agarrar todo mundo que vai cair no abismo. (...) Ia ser só o apanhador no campo de centeio e tudo. Sei que é maluquice, mas é a única coisa que eu queria fazer."

Porém, este momento representa a ingenuidade de Holden. "Comin' thro' the Rye"  é um poema em que Holden se baseia para expressar toda a sua teoria sobre o que quer ser, mas não percebe que o poema na realidade apresenta teor sexual, e utiliza dele para criar uma grande fantasia infantil. Clique aqui para ler o poema original.

Ademais, em vários momentos, Holden é tão hipócrita quanto qualquer outro adulto. Engana muitas pessoas e vive contando mentiras, para dar aos outros uma imagem melhor de si mesmo. 

"Sou o maior mentiroso do mundo. É bárbaro. Se vou até a esquina comprar uma revista e alguém me pergunta onde é que estou indo, sou capaz de dizer que vou a uma ópera. É terrível."

Mas, com essa falsidade, podemos considerar Holden  uma má pessoa?
O personagem de Salinger foi feito como  um retrato dos jovens dos anos 40/50 (e o livro até acabou irritando pais e professores da época, que o consideravam uma má influência) e tenhamos em mente que até hoje somos assim. De acordo com o professor Alcir Pécora da Unicamp, "O livro criou a adolescência como a conhecemos hoje.", e não podemos desmentir essa ideia. Muitas vezes, os jovens julgam os adultos, são falsos, se sentem excluídos e deslocados, mas não é nada de errado nisso. A maior beleza de Holden não são suas teses ou seu super conhecimento sobre literatura inglesa, mas sim sua humanidade. 

Sendo assim, "O Apanhador no Campo de Centeio" é um livro que recomendo muito! É super inteligente e bem criado pelo gênio Salinger, que pensou estrategicamente desde o título da obra até ao nome dos personagens (Holden não te lembra o verbo hold, que significa segurar?). O livro possui uma linguagem fácil e uma profundidade psicológica fascinante, o que o faz estar no topo da minha lista de livros preferidos. Se eu não tivesse me contido, esse texto seria muitas vezes maior! hahaha

Obrigada por ler! ♪


2 comentários:

  1. Adorei a resenha, me deu muita vontade de ler o livro!! Continue assim <3

    ResponderExcluir
  2. Todo mundo fala muito deste livro, é citado em milhares de outros livros, sempre tive curiosidade para lê-lo, e agora então bateu aquele animo =)

    graywrens.wordpress.com

    ResponderExcluir