segunda-feira, 6 de abril de 2015

Resenha: Terras sem Fim

Oi galera, to meio sumido mas o gus voltou.

Resenha
Terras sem fim
Jorge amado
Como começar a falar de um grande clássico do modernismo brasileiro ,podemos começar pela sinopse que promete um livro apaixonante.
O livro em si expressa uma narrativa solta e fluida que envolve seu leitor na historia e em seus personagens o fazendo desejar saber o desenrolar da historia do personagem apresentado pelo autor,Jorge amado se prova brilhante no desenvolvimento dos personagens de ambas as famílias.
A historia segue uma disputa sangrenta entre duas famílias que buscam possuir a terra conhecida como sequeiro grande as famílias barbaró e os silvera seguem em conflito violentos, o interessante dessa disputa e que ambos os lideres da família acreditam estar com a razão quanto aos seus métodos para conseguir as terras.
Os personagem que se apresentam na trama se destacam pela sua personalidade definida e impressionante como don ´ana badoró que insiste em participar dos negócios do pai e desaprova as matanças do pai e do tio em busca das terras se mostrando forte e decidida durante todo o livro.
O livro e narrado sobre o ponto de vistas de vários personagens que mudam ao decorrer do livro um bom exemplo e o contador da primeira parte do livro ântonio vitor que se torna um matador profissional renegando a sua vida pacifica e ao amor que deixou para trás,outro exemplo e virgilio um respeitado advogado que se vê apaixonado por uma mulher casada.
O conceito de amor no livro e abordado de jeito avassalador fazendo com que o leitor torça para os casais apresentados no livro para que eles vençam as diversidades que os cercam com um belo efeito romeo e julieta,o livro nos leva ao desenrolar do romance enquanto a batalha pelas terras se agrava.
Como e a característica do autor o leitor fica preso ao livro de tal forma que o simples ato de virar a pagina se torna algo extraordinário, pois a pagina a seguir possui mais da historia que e contada de maneira leve e narrativa em 3 pessoa.
Contando mais sobre o enredo que o livro trás podemos citar as cenas de ação e tiroteio e as cenas emocionantes do casal proibido todas destinadas a prender o leitor a sua leitura e faze-lo devorar o livro em poucos dias ou horas.
O autor se supera em todas as partes dessa obra, porém seu melhor trabalho neste livro se deve a construção dos personagens os mais humanos já vistos em livros da literatura brasileira.
Jorge amado nos surpreende com sua narrativa fluida e corrida detalhado todos os detalhes nos fazendo nos sentimos no meio de um tiroteio ou no meio de uma cena romântica.

Terras sem fim e um ótimo exemplo para a leitura nacional, tanto ele quanto outros trabalhos do autor merecem ser vistos e apreciados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário