sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Resenha: Persépolis

Oi gente! Aqui é a Livia mais uma vez com uma nova resenha pra vocês! Agora vou contar um pouco sobre um livro que ganhei de aniversário e li rapidinho porque a história é realmente boa e envolvente. 

Persépolis conta a história de uma garota chamada Marjane Satrapi (a autora do livro), que viveu em plena Revolução Islâmica. De uma hora para outra, a menina teve que se separar de seus amigos, não pôde mais aprender francês e foi obrigada a usar véu até para ir para a escola. Os leitores veem como foi a infância de Marjane, que apesar de ter nascido em uma família abastada, também teve dificuldades em passar pelo processo de adaptação às novas leis imposta pelos xiitas após a revolução.

Para quem não entende muito bem do assunto, o livro começa com um breve resumo da história do Irã, país em que Marjane nasceu. Aos poucos, vamos percebendo o amadurecimento da garota, que antes se considerava a nova profeta e que depois de um tempo tem até coragem de enfrentar policiais nas ruas de seu país (o que, geralmente, pode acabar em grandes punições). Durante o período de crescimento de Marji, acompanhamos sua convicção, seu aprendizado e suas mudanças.



Porém, mesmo com todo o terror causado pela revolução, Marjane trata o assunto com um pouco de humor, o que adocica a pesada realidade da guerra. Mas nem todo o livro diz sobre a "inocente" infância de Marji. Ao longo do tempo, a garota se muda. Não apenas quanto ao espaço, mas também em personalidade e em tudo o que acreditava. O punk do ocidente a influencia muito, Marjane consegue novos tipos de amigos, relacionamentos amorosos e estilos de vida. Após muito tempo fora de casa, a garota (agora já adolescente) volta para a casa de seus pais e sente que não pertence mais ao Irã, e nem a si mesma. A crise de perda de identidade é retratada no livro e percebemos o quanto seguir os dogmas de sua religião é importante para essa parte da população oriental.

A história toda de Persépolis foi lançada em 4 volumes diferentes, mas recomendo o volume único, que vale mais a pena na questão financeira. Se você gosta de quadrinhos, história e de aprender sobre novas culturas e modos de vida, esse livro é perfeito. Um único pequeno defeito é o de que tem um fim!

Onde comprar: http://www.submarino.com.br/produto/6597644/livro-persepolis
http://www.saraiva.com.br/persepolis-completo-1999282.html?PAC_ID=125162&

Nenhum comentário:

Postar um comentário